sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Estar tonto é tudo







Estar tonto é tudo, diz um palhaço.
O palhaço não teme ser tonto. É sua vocação. Ele não está preocupado com a excelência das coisas, aliás, ele não se preocupa. Se vier uma preocupação, passa rápido, como é rápido o seu pensamento. Não o pensamento só de respostas, mas especialmente o de perguntas. O palhaço pergunta sempre e dá respostas singelas e, a primeira vista, estranhas.
O palhaço zomba do ego. Surra o ego. O ego que faz o ser humano ter vergonhas de não acertar, de não vencer, de não ser o padrão...
O palhaço aprendeu a incluir o que não é cenário e o que não é protagonista. Como uma criança ele tem uns medos sim; o da convenção, por exemplo. Por isso as imprevisibilidades para ele são bênçãos, que o fazem ser mais ele, pois rouba o cachê de tudo que viria para sabotar sua alegria e compra sorrisos e gargalhadas para distribuir àqueles que o vêem.
O palhaço não faz sucesso, apenas fracassos imperdíveis.
O palhaço vê o mundo do avesso. Mas não é avesso ao que está do avesso. Crê que pode sempre ajudar, mesmo atrapalhando. Se alguém rir, sai satisfeito.
Sabe rir com os que dão risadas e chorar com os que estão tristes.
O palhaço vê e põe graça em tudo, não por desdém, mas por compaixão.
Como muitos pensam, ele não é, por detrás da máscara, uma alma triste. Só tem o dom de absorver e espelhar a vida.

3 comentários:

  1. Virei fã desse palhaço com a camiseta do The Who!

    ResponderExcluir
  2. Lindo o texto!
    Já te leio e admiro no Verticontes. Se tiver twitter, quero te seguir também. Quem sabe trocar ideias e palhaçadas... O meu é @elidasuzana.
    Paz.

    ResponderExcluir
  3. Olha que só os antigos conhecem esse símbolo do The Who ein Marielen...

    Obrigado Elida pelo prestígio, mas seguir um Palhaço é arriscado viu.

    bjs

    ResponderExcluir